Vulcão dos Capelinhos
Nada melhor do que começar o ano de forma explosiva (no bom sentido, claro!)... Referimo-nos a dedicar um post ao mais importante vulcão português da actualidade, considerado ainda um vulcão activo. Vamos hoje falar dos Capelinhos, como já vos tínhamos prometido aqui.
O Vulcão dos Capelinhos localiza-se nos Açores, na Ilha do Faial, na Ponta dos Capelinhos, a cerca de 20 minutos do aeroporto, e é um local único, com uma paisagem lunar magnífica.
Este vulcão esteve em erupção de 27 de Setembro de 1957 a 24 de Outubro de 1958 e marcou para sempre a Ilha do Faial. Por um lado provocou uma enorme vaga de emigração, por outro lado começou a cativar turistas. Portugal cresceu cerca de 2,50 km², com este vulcão que nasceu no mar e se juntou ao retalhe costeiro.
A paisagem é muito bonita e diferente do que estamos habituados a ver em Portugal. Vale a pena apreciar aquele solo quase lunar, que se avista logo à chegada. Avista-se também o antigo e emblemático Farol, que marcava o final de terra antes da erupção vulcânica.
Durante a nossa visita ao Faial, nos Capelinhos apreciámos a paisagem, visitámos o Centro de Interpretação dos Capelinhos e subimos ao antigo Farol.
Do Centro de Interpretação pouco ou nada se vê, ou não estivesse ele estrategicamente escondido debaixo de Terra. O edifício encontra-se soterrado, de modo a não interferir com a paisagem pré-existente, permitindo desfrutar desta recente paisagem vulcânica. Para além de um conjunto de exposições, o Centro dispõe de um auditório e de uma exposição temporária de amostras de rochas e minerais.
Seguimos então para o Centro de Interpretação, onde visitámos tudo o que havia para visitar - a exposição temporária, a exposição permanente, um vídeo acerca da origem da Terra e subimos ao antigo Farol. A visita completa ficou por 10 euros por pessoa. O Centro é visitável diariamente no Verão das 10 às 18h e de Terça a Domingo no Inverno das 10 às 17h.
Na visita revemos como se formou o nosso planeta, percebemos como se formou o Arquipélago dos Açores e somos quase transportados por relatos e imagens até à época de erupção dos Capelinhos. Muito interessante! Muito interessante é também a subida ao antigo Farol. São muitos degraus, mas vale a pena!
E por aí, quem é que já esteve nos Capelinhos?
Bons passeios!!!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.