Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Uma vista diferente do Algar de Benagil

10.07.17 | Os bloggers

O Algar de Benagil é um dos cartões de visita do Algarve. Trata-se de uma cavidade natural que se formou pela erosão da rocha pelo vento e pela água.

Estamos habituados a vê-lo por dentro, pelas bonitas fotos que proporciona com o contraste da água azul na areia branca e as suas aberturas no topo que deixam entrar a luz do sol, mas desta vez, nós trazemos o outro lado do Algar de Benagil, o topo!

DSC00024.jpg

Na escapadinha que fizemos ao Algarve em Junho, não tínhamos previsto nenhum passeio, no entanto, acabámos por ir ao Carvoeiro visitar uns familiares e dada a proximidade à Praia de Benagil e do Algar, não podíamos desperdiçar esta oportunidade de visitar este ex-líbris do Algarve.

O interior do Algar de Benagil só é acessível por barco, kayak ou a nado e após uma pesquisa rápida, vimos que seria possível apanhar o barco logo ali ao lado, na Praia do Vale Centianes, como também não conhecíamos, lá fomos à descoberta.

A Praia do Vale Centianes é mais uma belíssima praia escondida entre escarpas bem altas, com um areal curto e maioritariamente frequentada pelos hóspedes dos hotéis em redor. Mal chegámos vimos que o mar estava um pouco agitado e os nossos receios confirmaram-se, não haviam viagens de barco por causa do estado do mar.

DSC09977.jpgDSC09980.jpgDSC09986.jpg

Feita a visita à Praia do Vale Centianes, decidimos continuar caminho em direcção à Praia de Benagil, como estaríamos mais próximo do Algar, podíamos ter a sorte dos barcos estarem a fazer visitas. Quando chegámos à Praia de Benagil tivemos a mesma desilusão, não haviam viagens e não íamos conseguir visitar o interior do Algar. Depois de tanto trabalho, não podíamos simplesmente ir embora, decidimos que pelo menos tínhamos que descobrir o acesso ao topo do Algar e apesar de não se encontrar muita informação, o nosso amigo Google Maps rapidamente nos indicou o caminho.

DSC09988.jpg

Desde o estacionamento da Praia de Benagil até ao buraco do Algar de Benagil são cerca de 600m. Logo no início da caminhada podemos apreciar a Praia de Benagil a partir de um miradouro e depois seguimos o trilho que nos leva sempre pela beira da escarpa até ao topo do Algar.

DSC09989.jpg

Após alguns minutos de caminhada, surge um vedação, ao início não é facilmente perceptível que se trata do Algar de Benagil, mas quando nos aproximamos é possível espreitar até ao fundo e ver a pequena praia escondida.

DSC00028.jpgDSC09993.jpgDSC09994.jpgDSC09998.jpg

Com esta pequena aventura, ficámos a saber que este percurso que fizemos faz parte de um percurso de 5,7km que começa precisamente na Praia de Vale Centianes, passa aqui na Praia de Benagil e no Algar e termina na Praia da Marinha. Se forem amantes de caminhadas, podem consultar neste link mais informação sobre o percurso.

DSC00025.jpgDSC00016.jpgDSC00005.jpg

Gostámos de conhecer este lado desconhecido do Algar de Benagil e toda a sua envolvente que também é muito bela.

E vocês, já conhecem o Algar?

Bons passeios!

 

Coordenadas: 37.087359, -8.423814 

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

5 comentários

Comentar post