Uma visita ao Castelo de Palmela
Poucos quilómetros a Sul de Lisboa, quase a chegar a Setúbal, imponente e altivo, ergue-se o Castelo de Palmela!
Foram várias a vezes que passámos na A2 e pensámos "temos de ir visitar aquele Castelo"... E eis que chegou finalmente o dia!
O acesso é fácil, o estacionamento também e as infra-estuturas são boas.
Não há desculpa para não passar uma excelente tarde no Castelo de Palmela.
O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação edificada por volta do século IX, depois da conquista desta região aos visigodos. Contudo os achados arqueológicos, apontam para presença humana no local desde o neolítico.
Dentro das muralhas do Castelo encontramos: as ruínas da Igreja de Santa Maria com apontamentos renascentistas e góticos (a sacristia foi recuperada para albergar o Gabinete de Estudos da Ordem de Santiago), vários espaços de arqueologia que documentam a ocupação do local por diferentes povos ao longo dos tempos, um Posto de Turismo, um auditório, loja de artesanato e vinhos, um bar, um espaço museológico dedicado às transmissões militares, a Torre de Menagem, a Igreja de Santiago e a Pousada de Palmela.
As vistas são incríveis - a Sul observa-se a cidade de Setúbal, o estuário do Sado e Tróia (sempre bela!); a Oeste o verde da Arrábida e a Norte encontram-se o Tejo, Lisboa e a Serra de Sintra. O nosso olhar perde-se até onde a vista alcança!
A visita ao Castelo de Palmela promete uma tarde muito bem passada, quer para miúdos, quer para graúdos. E ainda por cima a entrada é gratuita!
No final da visita nada melhor do que lanchar e ao mesmo tempo desfrutar a paisagem. Um pouco abaixo do Castelo parámos no Miradouro e fomos conhecer a Casa do Castelo. Como o tempo ainda não aqueceu ficámos no interior do espaço, onde nos deliciámos com um chá, uma fatia do Melhor Bolo de Chocolate de Palmela e um Queijinho Doce de Azeitão. O espaço é muito agradável e as iguarias estavam deliciocas.