Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Um dia no Faial

14.12.16 | Os bloggers

O Arquipélago dos Açores é um verdadeiro tesouro, cheio de recantos mágicos para explorar.

Há um ano atrás explorámos a ilha de São Miguel, desta vez estivemos no Faial e na Terceira. Duas ilhas igualmente bonitas, verdejantes e com um charme especial herdado da origem vulcânica.

DSC06419.jpg

Hoje dedicamos o post ao Faial, brevemente daremos destaque à Terceira. E ainda temos 6 ilhas por descobrir...

O Faial situa-se no grupo central do arquipélago dos Açores e a cidade da Horta é a sede de concelho.

Chegámos ao Faial por volta da hora de almoço, apanhámos um carro (na Auto Turística Faialense) e fomos directos aos nosso primeiro destino, o Vulcão dos Capelinhos.

DSC06349.jpgDSC06410.jpg

O Vulcão dos Capelinhos localiza-se na Ponta dos Capelinhos, a cerca de 20 minutos do aeroporto, e é um local único, com uma paisagem lunar magnífica. Este vulcão esteve em erupção de 27 de Setembro de 1957 a 24 de Outubro de 1958 e marcou para sempre a Ilha do Faial, por um lado provocou uma enorme vaga de emigração, por outro lado começou a cativar turistas. Portugal cresceu cerca de 2,50 km², com este vulcão que nasceu no mar e se juntou ao retalhe costeiro.

Nos Capelinhos apreciámos a paisagem, visitámos o Centro de Interpretação dos Capelinhos e subimos ao antigo Farol. Há ainda muito por dizer deste local tão especial, por isso fica prometido um post exclusivo.

DSC06372.jpgDSC06399.jpg

Dos Capelinhos seguimos para a nossa segunda paragem, a Caldeira. Por uma estrada de terra batida, quase interminável, mas com bonitas paisagens que transmitiam muita tranquilidade, subimos até à Caldeira, que se localiza no coração do Faial. O Miradouro da Caldeira situado a 1043 metros de altitude acima do nível do mar, permite em dias claros ver toda a Caldeira de um antigo vulcão, que apresenta um diâmetro de cerca de 2km e uma profundidade média de 400m, encontrando-se coberta por exuberante vegetação de Laurissilva. Se o tempo o permitir há trilhos para fazer nesta zona. Conseguimos ver muito pouco da Caldeira, porque o nevoeiro que se instalou era praticamente serrado.

DSC06421.jpgDSC06414.jpgDSC06424.jpgDSC06427.jpg

Daqui descemos para a cidade da Horta. Entrámos na cidade passando no Miradouro da Nossa Senhora da Conceição. Daqui avista-se de um lado a cidade da Horta e do outro a Praia do Almoxarife, avistando-se também a vizinha Ilha do Pico, cerca de 8 km à frente, e o ponto mais alto de Portugal, a montanha do Pico - imponente!

DSC06450.jpg

E para final de tarde, nada melhor do que um lanche no famoso Peter Café Sport, um bar que ganhou fama além fronteiras, particularmente entre marinheiros, que dizem "Se velejares até à Horta e não visitares o Peter, não viste a Horta na realidade". No Peter degustámos uma tosta de queijo e ananás e uma tosta de atum e linguiça, sem esquecer o famoso gin dos marinheiros. Muito bom! Apesar da fama, é um sítio bastante em conta e gostámos tanto que voltámos na manhã seguinte para o pequeno almoço!

DSC06457.jpgDSC06481.jpgDSC06482.jpgDSC06492.jpg

Pernoitámos na Casa da Baía Guest House, uma Guest House em pleno centro histórico, em frente à Marina, voltada para o Pico, com um ar renovado, clean e confortável, com uma boa relação qualidade preço. O ponto alto da nossa estadia no hotel foi abrir a janela do quarto e ver o Pico, por completo, sem nuvens, com o Sol a nascer! Lindo!

DSC06467.jpgDSC06479.jpg

A manhã foi dedicada a passear pela Marina da Horta, um dos principais pontos de paragem no Atlântico e apreciar as múltiplas pinturas dos marinheiros pelo cais, que segundo reza a tradição deixam desta forma a sua marca da passagem pelo Faial, de forma a terem sorte no resto da viagem.

DSC06501.jpgDSC06508.jpgDSC06510.jpg

Daqui demos um pulo à Praia de Almoxarife, um local que tem uma das melhores vistas para o Pico e uma praia de enormes seixos, sem deixar de passar novamente no Miradouro da Nossa Senhora da Conceição, para apreciar a paisagem com maior luminosidade.

DSC06520.jpgDSC06519.jpgDSC06533.jpg

Antes do regresso ao aeroporto visitámos a Praia de Porto Pim, na Horta, que é uma praia de areia fina, numa baía junto à cidade, protegida pelo Monte da Guia, de grande encanto e beleza. Apesar do frio, desejámos que fosse Verão, para dar um belo mergulho. Que paraíso!

DSC06540.jpgDSC06543.jpgDSC06537.jpg

Passaram quase 24 horas e é hora de voltar ao aeroporto, para novas descobertas!

Da janela do avião ainda dissemos um "até breve" ao pico do Pico.

DSC06555.jpg

O Faial é uma ilha simpática e muito bonita, ficou o desejo de voltar, com tempo mais quente, para aproveitar o mar e visitar o Pico ali tão perto!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

4 comentários

Comentar post