Um dia em Évora
Os dias estão maiores, o Sol voltou, já cheira a Primavera e nós aproveitámos logo para uma breve escapadinha!
Desta vez o destino foi o "coração" do Alentejo, Évora.
Conhecíamos a cidade de visitas anteriores, mas nunca a tínhamos explorado como desta vez.
Évora é uma cidade cheia de história, com ruas pitorescas, casario branco típico da região, igrejas majestosos e praças enormes e cheias de vida.
Já chegámos ao final do dia e o hotel escolhido para passar a noite foi o M'AR De AR Muralhas que fica junto à entrada da cidade e apesar do estacionamento no hotel ser pago, é fácil estacionar a cerca de 5 minutos a pé e de forma gratuita.
Entrámos na cidade pela Porta do Raimundo e o nosso primeiro destino foi a Praça do Giraldo onde se situa o Posto de Turismo. Apesar de termos feito o trabalho de casa sobre os pontos turísticos, um mapa dá sempre jeito.
Já de mapa na mão, começámos a nossa jornada pela cidade.
1 - A Praça do Giraldo é a praça central da cidade, ladeada por bonitas arcadas, num dos topos tem a Igreja e a Fonte de Santo Antão e no centro é preenchida por mesas dos cafés e restaurantes. É uma praça cheia de vida dia e noite.
2 - Seguimos pelas ruas até à Praça de Sertório onde se encontra a Câmara Municipal instalada num bonito edifício do século XIX e as Termas Romanas.
3 - Largo Conde Vila Flor. É provavelmente o local mais conhecido de Évora porque é neste largo que se encontram as ruínas do Templo Romano. Neste largo também encontramos a Biblioteca Pública, a Igreja e Convento dos Lóios (Pousada), o Museu do Palácio dos Duques de Cadaval e um jardim com vista sobre a parte Norte da cidade.
4 - Descemos a rua e chegamos à Catedral de Évora. Um edifício romano-gótico majestoso dos Séculos XIII-XIV. A entrada é paga e tem diversas preços conforme o que se quer visitar. Nós não entrámos, porque tinhamos outros planos, ficou para uma próxima visita.
5 - Páteo de São Miguel, onde podemos admirar a beleza do Solar dos Condes de Basto e aproveitar a vista do miradouro.
6 - Seminário e Colégio do Espírito Santo / Universidade de Évora
7 - Largo da Porta da Moura, onde podemos admirar a beleza de uma janela manuelina-mudéjar.
8 - Largo da Graça, onde se destaca o encanto da fachada renascentista da Igreja da Graça.
9 - Praça de S. Francisco, onde se podem visitar várias atracções, das quais destacamos a Igreja Real de S. Francisco (Séc. XV-XVI) e o Claustro Gótico Capela dos Ossos (Sec. XVII).
10 - O belíssimo Jardim Público e Palácio D. Manuel, ideal para descansar os pés e desfrutar da natureza no meio da cidade.
10 - Cerca Medieval de Évora, é visível em torno da cidade.
11 - Aqueduto da Água da Prata, troço monumental (1533-37).
12 - Pelo caminho entre estes pontos turísticos, atravessámos ruas, pequenas praças e admirámos pequenos detalhes históricos de propriedades privadas que também merecem destaque.
Além do interior da Catedral, ficou por visitar o Forte de Santo António e o Recinto Megalítico dos Almendres. Assim já temos pelo menos 3 excelentes "desculpas" para voltarmos a esta bela e pacata cidade alentejana .
Claro que com toda esta caminhada, tivemos de parar para recarregar as energias com umas iguarias típicas que terão o devido destaque num próximo post.
Podem consultar aqui os Horários e Preçário dos locais a visitar.
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.