Um dia em Cáceres
Na nossa mais recente escapadinha, entre o Alentejo e Cáceres, passámos cerca de 24 horas em Cáceres, uma pitoresca e histórica cidade espanhola.
Já foi quase à hora de jantar que chegámos a Cáceres. Ainda estava uma réstia de claridade e fomos apreciar o anoitecer no centro histórico de Cáceres. Muito bonito!
O centro histórico da cidade foi incluído na lista do Património da Humanidade pela UNESCO em 1986, sob o nome de "Cidade Antiga de Cáceres". De facto entrar no centro histórico desta cidade é como fazer uma viagem no tempo, com vivências históricas e personagens contemporâneas.
Descobrimos facilmente os principais locais, que no dia seguinte fomos explorar - Arco de La Estrella, Concatedral de Santa Maria, Palácio dos Golfines de Abajo, Torre de Bujaco, Museu de Cáceres, Museu Árabe, entre outros. É fácil visitar todos estes locais num dia (apesar de fecharem à hora da sesta) e as entradas têm um custo praticamente simbólico, que varia entre gratuito a cerca de 3 euros.
- Plaza Mayor, Arco de La Estrella, ruas e ruelas: todas as cidades espanholas têm uma praça central, onde gira a vida turística da cidade... Cáceres não é excepção! O nosso passeio começou precisamente assim, pela visita à Plaza Mayor, entrando através do famoso Arco de La Estrella e sem deixar de apreciar as encantadoras ruas e ruelas empedradas e ladeadas por construções centenárias, todas elas com uma história para contar. Parte do encanto da visita a Cáceres é precisamente calcorrear estas ruas e apreciar as suas fachadas.
- Torre de Bujaco: é a torre mais importante da cidade e um dos seus símbolos, sendo a construção mais imponente da Plaza Mayor. É em estilo árabe e foi construída no século XII sobre pilares romanos. Este local alberga importantes documentos e informações sobre a história da cidade, para além de oferecer umas vistas muito bonitas sobre todo o centro histórico, principalmente sobre a Plaza Mayor.
- Concatedral de Santa Maria: trata-se da bonita Catedral de Cáceres, construída entre os séculos XV e XVI, em estilo romântico em transição para gótico. É um ponto de paragem obrigatório.
- Igreja de São Francisco Xavier: é uma igreja imponente e altiva, com a grande particularidade de poder subir às suas duas torres, com a promessa de se poder apreciar umas bonitas vistas. Entrámos e subimos de imediato às duas torres. As vistas são de facto soberbas. Imperdível!
- Museu de Cáceres e o Bairro Judeu: é o principal museu da cidade e a entrada é gratuita. Aqui ficamos a conhecer grande parte da história de Cáceres, mas a maior preciosidade deste museu reside no sub-solo, onde existe uma antiga cisterna hispano-árabe. Maravilhoso!
- Museu Árabe: visitámos este museu durante a hora da sesta de nuestros hermanos, em que todos os outros locais estavam fechados. É mais uma casa-museu do que propriamente um museu, pois o seu interior retrata na íntegra o interior de uma casa árabe, quer em termos de arquitectura, quer de decoração. É um ponto de paragem obrigatório.
- Palácio dos Golfines de Abajo: é um edíficio situado junto à Concatedral, construído por Alonso Golfin no século XV e que foi sofrendo várias alterações durante os séculos. Deixou de ser habitado há cerca de um século e encontra-se actualmente decorado com as antigas mobílias da casa de Madrid da última descendente desta família, Tatiana Pérez de Gusmán el Bueno. Na ausência de descendência Tatiana e o marido Julio Pélaez construíram uma Fundação para conservar o património familiar, após a sua morte, que ocorreu em 2012. Este é outro ponto de visita obrigatória.
Estão asssim descritos os principais locais de visita da monumental cidade de Cáceres.
Para dormida escolhemos um hotel simples, mas mesmo junto ao Centro histórico, que nos permitiu visitar todos os pontos de interesse a pé. Como era fim de semana o carro ficou estacionado gratuitamente mesmo à frente do hotel.
Para as refeições há vários restaurantes no centro histórico. Estejam atentos às ementas e aproveitem uma das muitas esplanadas à disposição.
Bons passeios!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.