Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Sementes de girassol caramelizadas

31.07.17 | Os bloggers

Há algum tempo que nas feiras e recriações medievais que ocorrem pelo país, principalmente neste período de Verão, que nos deparamos com indivíduos a oferecer sementes de girassol caramelizadas para provarmos, como curiosos e gulosos que somos, nunca recusamos esta oferta e acabamos sempre por comprar. Mas temos que admitir que umas míseras 100 gramas são um pequeno balúrdio e não chegam para nada!

DSC00404.jpg

Modéstia à parte mas também nos safamos bem na cozinha, a XX nos pratos principais e eu com os doces, decidi que tinha de fazer este snack em casa e adivinhem.... Correu muito bem! 

Seguindo o nosso lema de partilhar as coisas boas da vida, deixo-vos a receita.

 

Ingredientes:

125 gramas de sementes de girassol

3 colheres de sopa de acúçar amarelo (pode ser substituído por outro açúcar)

Água q.b.

1 colher de chá de fermento

Paciência q.b.

 

Modo de preparação:

Coloquem as 3 colheres de açúcar numa taça e juntem água até obter uma mistura uniforme.

Numa frigideira ou tacho anti-aderente, coloquem as sementes até começarem a soltar aroma, cuidado para não as deixarem esturrar neste ponto.

De seguinte juntem o açúcar com q água e deixem levantar fervura, agora devem colocar em lume brando e mexer constantemente para não agarrar no fundo do tacho. Quando notarem que a mistura começa a ficar espessa, polvilhem com o fermento e continuem a mexer, vai fazer uma espuma branca mas é normal e é a partir deste passo que vai começar a caramelizar. Devem continuar a mexer até obter o resultado pretendido, só tendo atenção que neste ponto facilmente esturra e fica com um sabor amargo.

Forrem um tabuleiro com papel vegetal, estendam as sementes, deixem arrefecer e depois deliciem-se.

DSC00402.jpg

É verdade que como snack é um pouco calórico, mas sabe muito bem! Também é óptimo para colocar no iogurte natural para dar um pouco de doce.

Bom apetite!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

3 comentários

Comentar post