Sementes de girassol caramelizadas
Há algum tempo que nas feiras e recriações medievais que ocorrem pelo país, principalmente neste período de Verão, que nos deparamos com indivíduos a oferecer sementes de girassol caramelizadas para provarmos, como curiosos e gulosos que somos, nunca recusamos esta oferta e acabamos sempre por comprar. Mas temos que admitir que umas míseras 100 gramas são um pequeno balúrdio e não chegam para nada!
Modéstia à parte mas também nos safamos bem na cozinha, a XX nos pratos principais e eu com os doces, decidi que tinha de fazer este snack em casa e adivinhem.... Correu muito bem!
Seguindo o nosso lema de partilhar as coisas boas da vida, deixo-vos a receita.
Ingredientes:
125 gramas de sementes de girassol
3 colheres de sopa de acúçar amarelo (pode ser substituído por outro açúcar)
Água q.b.
1 colher de chá de fermento
Paciência q.b.
Modo de preparação:
Coloquem as 3 colheres de açúcar numa taça e juntem água até obter uma mistura uniforme.
Numa frigideira ou tacho anti-aderente, coloquem as sementes até começarem a soltar aroma, cuidado para não as deixarem esturrar neste ponto.
De seguinte juntem o açúcar com q água e deixem levantar fervura, agora devem colocar em lume brando e mexer constantemente para não agarrar no fundo do tacho. Quando notarem que a mistura começa a ficar espessa, polvilhem com o fermento e continuem a mexer, vai fazer uma espuma branca mas é normal e é a partir deste passo que vai começar a caramelizar. Devem continuar a mexer até obter o resultado pretendido, só tendo atenção que neste ponto facilmente esturra e fica com um sabor amargo.
Forrem um tabuleiro com papel vegetal, estendam as sementes, deixem arrefecer e depois deliciem-se.
É verdade que como snack é um pouco calórico, mas sabe muito bem! Também é óptimo para colocar no iogurte natural para dar um pouco de doce.
Bom apetite!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.