Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Roteiro Foodie | Orixás, os sabores quentes do Brasil em Sintra

25.06.15 | Os bloggers

Hoje vamos falar-vos da nossa experiência num restaurante mítico e já com alguma história, localizado em Sintra e de seu nome Orixás.

_DSC7253.jpg

O nome do espaço é desde logo carregado de significado - os Orixás são elementos da natureza e cada Orixá representa uma força da natureza.

A primeira Casa Orixás foi fundada em 1978 na vila colonial de Embu das Artes em São Paulo, Brasil.

IMG_20150609_222305.jpg

Na década de 90 nasceu a Casa Orixás em Sintra – Portugal.

A Casa Orixás, na encosta Norte de Sintra, junto ao Centro Cultural Olga Cadaval, divide-se num espaço com salas amplas e ambientes diferenciados, com divisões forradas a madeira, acolhedoras, cheios de mística e decoradas com esculturas e quadros, que recriam um caloroso ambiente brasileiro. As funcionárias são simpáticas e estão vestidas a rigor. Infelizmente a mística do local é por vezes quebrada por alguns recantos gastos pelo tempo, com odor húmido e a apelar por intervenção.

IMG_20150609_222114.jpg

O Orixás apresenta serviço 'A la carte' ou no sistema de 'Buffet' e brinda-nos com pratos típicos de diversas regiões do Brasil, como a Feijoada, Moquecas, Vatapá, Bobós, entre outros. Optámos pelo sistema de buffet. As entradas eram medianas, mas os pratos pincipais deliciosos, destacamos a feijoada, as carnes grelhadas e a banana frita. O sistema que escolhemos incluía ainda buffet de sobremesas, maioritariamente à base de mousses (maracujá, manga, doce de leite, frutos vermelhos, bolacha, chocolate), incluindo também dois pudins e quindins. As sobremesas não surpreenderam, nem pelo sabor, nem pela variedade (apesar da diversidade), mas estavam bem confeccionadas.

 

A Casa apresenta ainda uma agradável esplanada com uma vista magnífica, que convida a um final de tarde bem passado, e no interior a zona do Café Concert, onde frequentemente a Banda Orixás executa um repertório seleccionado de Música Popular Brasileira.

IMG_20150609_222153.jpg

O local é bastante espaçoso e as múltiplas salas são convidativas à organização de jantares de grupo.

Os preços médios por pessoa oscilam entre os 25 e os 30 euros, o que nos pareceu um pouco inflaccionado para o que é oferecido.

Destacamos pela positiva o sabor dos pratos principais, a magia do local, a simpatia dos funcionários e a facilidade de estacionamento. Pela negativa não podemos deixar de ignorar a necessidade de algumas obras de recuperação.

 

Site oficial: www.restauranteorixas.com

Facebook oficial: https://www.facebook.com/pages/Orixás/152389094826541?fref=ts