Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Roteiro Doce | A Piriquita - O Património Guloso de Sintra

08.03.15 | Os bloggers

A Piriquita nasceu em 1862, no centro da vila de Sintra. É um negócio familiar que já vai na sétima geração. Foi fundada por Constançia Gomes, uma senhora baixinha, a quem o Rei D. Carlos baptizou de "Piriquita".

A Monarquia caiu, mas a Piriquita cresceu e é muito afamada nos dias de hoje!

novo 2 (1 of 1).jpg

A antiga fábrica de queijadas, iniciou a sua atividade com o fabrico de pão, mas anos mais tarde começou a confeccionar bolos. Primeiro surgiram as Queijadas para satisfazer a gula do rei D. Carlos, que gostava de passar férias em Sintra e "encomendou" à Piriquita a iguaria. Os travesseiros (a gulodice mor do local) apareceram anos mais tarde. Corria o ano de 1940, quando Constança Cunha, neta da "Piriquita", sentiu a necessidade de inovar e criou o doce que hoje dá nome e que torna obrigatória a passagem pela Piriquita.

 

Como o próprio nome indica, o Travesseiro tem a forma de um travesseiro e é feito à base de massa folhada, creme de ovo e amêndoa, associado a um ingrediente secreto, que o torna tão especial e que está escondido num livro de receitas da família.novo 2 (1 of 1)-2.jpg

Travesseiros de Sintra

 

Pode visitar a Piriquita original ou subir a Rua das Padarias e, uns metros acima, desgustar as mesmas iguarias na Piriquita II.

 

Há horas do dia que as filas assustam o mais audaz dos gulosos e se chegar muito tarde corre o risco de já não encontrar nem um exemplar de Travesseiros! Depois do azar de não conseguir Travesseiros, numa outra investida já aconteceu termos a sorte de ficar com os últimos exemplares do dia!!! Souberam optimamente, ainda morninhos (como deve ser)!

Há várias pastelarias a confeccionar Travesseiros, mas não há Travesseiro como o original!

 

Vá a Sintra e deixe-se envolver pela magia Palaciana e deliciar com um Travesseiro!

novo 2 (1 of 1).jpg

Palácio de Sintra

 

Facebook: https://www.facebook.com/pastelaria.piriquita

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.