Relembrar a infância no Aquário Vasco da Gama
Aproveitámos um dos últimos fins de semana chuvosos e visitámos o velhinho, mas sempre vivo e dinâmico, Aquário Vasco da Gama.
Há imenso tempo que o tencionávamos revisitar visto que já não o fazíamos desde a infância.
Ambos tinhamos na memória a lula gigante, as otárias e os múltiplos aquários.
Chegou a altura de avivar a memória e voltar a entrar no mundo dos oceanos através deste Aquário, com um espólio muito rico.
O Aquário Vasco da Gama localiza-se em Algés, muito perto do Tejo, e é tutelado pela Marinha Portuguesa desde 1901.
O Aquário Vasco da Gama divide-se em dois sectores:
- Museu: onde se pode apreciar um vasto património histórico e científico, através da exposição de uma grande variedade de animais marinhos conservados em meio líquido e naturalizados, bem como réplicas em fibra de vidro e resinas sintéticas. Para além disso está patente a Colecção Oceanográfica do Rei D. Carlos I, Rei de Portugal e imperador dos oceanos, um verdadeiro cientista dos mares.
- Aquário: é possível observar variadíssimos aquários, com uma fauna e flora muito ricas, onde é recriado o ambiente natural de diversos recantos dos oceanos (galeria dos invertebrados, fauna tropical de água doce, fauna tropical de água salgada, fauna marinha portuguesa...). Um cenário delicioso, com vaidosos peixes de múltiplas cores e feitios! Para além disso pudemos observar uma imponente tartaruga no Tanque das Tartarugas e uma otária no Tanque das Otárias, sem nos esquecermos da Lula Gigante que figurava no topo da nossa memória do Aquário.
O valor da entrada é de 5 euros para adultos e de 2,5 euros para menores de 15 anos e maiores de 65 anos. Até aos 3 anos a visita é gratuita.
Não deixem de visitar o Aquário Vasco da Gama, garantimos que são 1 a 2 horas bem passadas para miúdos e graúdos, numa visita onde se alia a ciência à diversão.
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.