Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Portugal Escondido - Forte do Abano

11.03.15 | Os bloggers

O Forte do Abano, também conhecido por Forte do Guincho ou Forte das Velas, localiza-se entre a Praia do Abano e a Praia do Guincho. Está muito perto de Cascais, Sintra e Lisboa, estrategicamente virado para o mar, perto de tudo, mas quase escondido... O que lhe confere uma magia especial!

DSC05480-1.jpgA entrada

 

Um caminho sinuoso de terra batida, conduz-nos a uma vista magnifica... História, praia, Sol, ondas, verde, mar... E Sintra como pano de fundo!

Satisfaz as delícias de muitos fotógrafos, quer para captar a essência da natureza, quer o brilho do pôr-do-sol.

 

DSC05528-1.jpg

 

DSC05516-1.jpg

 Pôr do sol no Forte do Abano

 

O Forte foi construído por volta do ano de 1642, durante o reinado de D. João IV, com o intuito de vigiar e proteger a costa, fazendo parte de um conjunto de fortalezas construídas para defesa da costa de Cascais.

Tem um formato rectangular, com um páteo central; a zona virada para terra servia de alojamento e a frente marítima albergava toda a artilharia necessária.

DSC05483-1.jpgO interior

 

Findadas as suas funções de defesa, durante o último século serviu de centro de apoio a campista e a desportos naúticos, havendo um projecto lançado pela Câmara de Cascais que visa transformar este monumento num centro de interpretação do Parque Natural de Sintra.

Actualmente encontra-se desocupado e a degradar-se, mas mesmo assim sem perder o charme característico de um edifício histórico imponente junto ao mar!

 

 

DSC05484-1.jpgAo final da tarde

 

DSC05489-1.jpgA praia do Guincho ao fundo

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.