Pitões das Júnias
Descobrimos um local mágico!
Foi durante a nossa viagem por Trás-os-Montes, que fomos descobrir a bela e remota freguesia de Pitões das Júnias.
Já tinham ouvido falar? Nós não conhecíamos, mas quando começámos a procurar sítios imperdíveis para visitar neste região, Pitões das Júnias destacou-se desde logo e era impossível não figurar no nosso roteiro.
Parece que por ali não passou o tempo, sentimo-nos a viajar umas quantas décadas para trás e tudo em plena harmonia com a natureza. Pitões das Júnias é uma pitoresca freguesia pertencente ao concelho de Montalegre e em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês, a mais de 1000 metros de altitude.
Para além de se tratar de uma aldeia com traços medievais, com construções em pedra, com montes e vales a servir de pano de fundo, esta aldeia tem um segredo bem guardado - o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, abandonado e localizado num vale isolado, junto a um riacho.
A origem deste antigo mosteiro, classificado como monumento nacional, remonta ao ano de 1147. Os primeiros habitantes foram os Monges da Ordem de São Bento. Este monges viviam em isolamento, como ditavam os costumes, e dependiam da pastorícia.
Trata-se de local muito bonito, onde ainda hoje se pode apreciar a paz e onde único ruído é o da natureza.
A caminhada que nos levou até ao mosteiro foi ligeiramente sinuosa, mas sem dúvida compensadora. Primeiro fomos por uma estrada com paralelos, depois terra batida e finalmente por um caminho com pedras, guiados pelo som do riacho. Muita aventura e expectativa, até que se vislumbra o belo Mosteiro, à beira do riacho e de um antigo moinho. Que imagem compensadora!
A seguir foi altura de apreciar a genuína beleza do local e tirar umas fotografias para mais tarde recordar.
A despedida foi difícil, apetecia-nos ficar por ali mais algum tempo, mas como não era possível, restou-nos virar para trás e tirar mais uma foto.
Bons passeios!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.