Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo
Num dos últimos fins de semana, apetecia-nos passear junto ao Tejo mas ao mesmo tempo queríamos "descobrir" algo novo.
Numa pesquisa rápida no Instagram na tentativa de encontrar algo, repáramos numas fotos de uns passadiços ao longo do Tejo que ficavam na zona da Póvoa de Santa Iria. Após mais algumas pesquisas, descobrimos que se tratava do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo.
Este parque nasceu da requalificação da Frente Ribeirinha da Zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira, conta com uma área de 15 hectares e cerca de 6 km de trilhos pedonais e ciclovias. Existe também um Centro de Interpretação Ambiental e da Paisagem que se situa na Praia dos Pescadores com a finalidade de acolher, informar e esclarecer os visitantes sobre a avifauna e flora do Parque. Na Praia dos Pescadores existe também uma cafetaria, um campo de vólei, local para a prática de pesca desportiva e um parque de merendas.
Este projecto tem recebido vários prémios internacionais, em 2014 ganhou uma Menção Honrosa na categoria Cidades Sustentáveis no Green Projects Award, em 2015 conquistou o 1.º prémio na categoria "Landscape and Public Spaces" nos Archmarathon Awards e em 2016 conquistou o 1º prémio na categoria "Landscape" nos Wan Awards.
Pela afluência de pessoas que testemunhámos na nossa visita, este local não conquistou apenas os júris destes concursos, mas também a população dos arredores.
Os trilhos pedonais e cicláveis são 5. O Trilho do Forte da Casa com 1300 metros, o Trilho da Póvoa com 630 metros, o Trilho do Tejo com 730 metros, o Trilho da Verdelha com 1915 metros e o Trilho da Estação com 1500 metros.
Nesta primeira visita só fizemos o Trilho do Tejo, ida e volta com partida e chegada na Praia dos Pescadores. Neste trilho, na extermidade oposta à Praia dos Pescadores, situa-se um Observatório de aves.
|
De seguida, fomos visitar o Cais da Póvoa de Santa Iria, sendo possível fazer o percurso a pé deste ponto até ao cais.
O Cais da Póvoa de Santa Iria é um cais palafítico com origem no Séc. XIX que é utilizado pelos pescadores avieiros. Também toda esta zona sofreu obras de remodelação e é composta pelo Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio”, cafetaria, arrecadações e o cais de apoio à pesca.
Durante o nosso passeio vimos a passar no Tejo o Barco Varino "Liberdade" da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que efectua passeios pelo rio Tejo. Podem consultar o calendário de passeios aqui.
Este Parque foi uma agradável surpresa, mesmo às portas de Lisboa e com uma calma que só visitando se percebe. Nós vamos voltar para fazer os restantes percursos pedestres, ou simplesmente para relaxar no silêncio das margens do Tejo.
Bons passeios!
GPS: 38º 51' 44.21" N, 9º 3' 9.90" W
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.