Os Gigantes do Mar passaram em Lisboa
Durante 4 dias, Lisboa recebeu alguns dos maiores e mais belos veleiros do Mundo no âmbito do maior festival náutico da Europa, a The Tall Ships Races 2016.
A última vez que estes gigantes do mar nos visitaram foi em 2012, por isso, esta é daquelas oportunidades que não se podem perder e nós não a perdemos!!!
Visitámos os Tall Ships no Sábado de manhã e vimos a sua partida na Segunda-Feira. Fomos de Metro e detectámos uma, e única, pequena lacuna da organização logo à saída do Metro, não havia qualquer indicação da entrada para o recinto. Entrada descoberta e começámos a explorar o recinto.
O Passeio dos 7 Mares estava repleto de pessoas, fez-nos lembrar as imagens que víamos nos livros de História sobre o tempo dos Descobrimentos, os portos com as Naus atracadas e repletos de pessoas. O recinto era enorme, cerca de 1,5km de extensão, mas estava muito bem organizado, com zona de street food, concertos, exposições corporativas, venda de merchandising diverso (até o nosso SLB estava presente) e demonstrações de alguns ramos das Forças Armadas. Como já chegámos um pouco tarde, alguns Tall Ships encerravam as visitas no período da hora de almoço e já não os conseguimos visitar, mas ainda pudemos visitar alguns dos mais emblemáticos gigantes do mar.
Estes gigantes do mar são todos belíssimos exemplares da construção naval e, apesar da idade, denotam a dedicação e empenho de toda a tripulação na sua manutenção, todos os que visitámos estavam brilhantes e cuidados, chega a ser díficil acreditar que cruzam os Oceanos e que estão à mercê de todos os factores naturais.
De toda a frota, os nossos preferidos foram sem dúvida o Italiano Amerigo Vespucci pela sua imponência, beleza e as cores diferentes de todos os outros, os nossos Santa Maria Manuela e Creoula com a sua simplicidade que os torna únicos e o Navio Escola Mexicano ARM Cuauhtémoc com a sua música que animava quem o visitava ou passava no cais.
Na Segunda-Feira pelas 15h os Tall Ships iniciaram o Desfile Náutico e partiram rumo a Cádiz, no sul de Espanha, para mais uma etapa da Tall Ships Race. Tivemos o privilégio de poder despedir-nos deles e admirar mais uma vez toda a sua imponência e beleza a desfilar pelo Rio Tejo.
Ficamos a aguardar ansiosamente pela próxima passagem destes belíssimos veleiros pelo nosso país, ou quem sabe se um dia os encontramos num dos portos que vão percorrer durante os próximos anos!
Bons passeios!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.