O imponente Aqueduto dos Pegões
O Aqueduto dos Pegões localiza-se em Tomar.
Para quem chega a Tomar vindo pelo IC9 usando a saída Tomar (Oeste), consegue distinguir ao longe a silhueta deste imponente aqueduto e é proibido sair da cidade sem o visitar.
A sua construção remonta a 1593, no reinado de Filipe I de Portugal, foi desenhado pelo conceituado arquitecto Filipe Terzi e concluído em 1614. Foi construído com o objectivo de abastecer de água o Convento de Cristo. O aqueduto era alimentado por 4 nascentes.
Tem cerca de 6 km, mas a maior parte está soterrada e a sua altura máxima é de 30 metros. É um dos maiores e mais imponentes aquedutos de Portugal e apesar de estar classificado desde 1910 como Monumento Nacional, encontra-se um pouco ao abandono. A sua visita requer alguns cuidados para quem sobe ao topo, não existem protecções e não é aconselhável a quem tem medo de altura.
Depois de visitar o Convento de Cristo, onde é possível ver uma parte do aqueduto, demos um pulinho até à parte do aqueduto que atravessa o Vale de Pegões para o conhecer e disparar uns clicks.
Vale a pena o desvio para conhecer esta belíssima obra, que foi considerada uma das principais obras públicas do séc. XVII.
Já conhecem?
Bons passeios!