Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

O esplendoroso Forte (Hospital) do Outão

27.07.16 | Os bloggers

Título estranho, pensam muitos de vocês...

Sim, o título pode parecer confuso, mas espelha a realidade, pois nem sempre os hospitais nascem nos sítios mais prováveis.

DSC04268.jpgDSC04224.jpg

Em plena encosta marítima da Arrábida, de olhos postos no mar, com um alcance infinito para o oceano e mágico para Tróia, nasceu o Forte de Santiago de Outão, cuja primeira pedra foi lançada no reinado de D. João I, por volta do ano 1390.

DSC04267.jpgDSC04266.jpg

O Forte do Outão cresceu ao longo dos séculos, apresentando quase sempre funções de vigia e de defesa, não lhe faltando um típico farol.

DSC04265.jpgDSC04236.jpg

Em fases diferentes do século XIX chegou a servir de prisão e posteriormente de residência de veraneio de uma família da nobreza. Por volta do ano de 1900 foi convertido no Sanatório Marítimo de Outão e uma década depois em Hospital Ortopédico, função que conserva até aos nossos dias - Hospital Ortopédico Sant'Iago Outão (que pertence ao Centro Hospitalar de Setúbal).

 

Há poucos dias tivemos a sorte de conhecer este espaço. Como não foi no contexto de qualquer maleita ortopédica, só trouxemos boas recordações.

As vistas são soberbas. O calor e luminosidade que se faziam sentir ajudaram a compor a moldura. Ficámos deliciados com a existência de uma pequena praia privada, de águas transparentes e com Tróia como pano de fundo. Vimos vários barcos a desfrutar do Verão e alegres gaivotas esvoaçantes!

DSC04225.jpgDSC04230.jpgDSC04258.jpgDSC04238.jpgDSC04231.jpg

Há mesmo belas preciosidades neste nosso Portugal!

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Os bloggers

    29.07.16

    A sério? Mas por motivos de saúde ou nas Casas do Outão? Fizemos algumas pesquisas e vimos que os beneficiários dos Serviços Sociais da Administração Pública podem alugar as casas. Deve ser fantástico passar ali uma semana naquele sossego
  • De férias mesmo :)
  • Imagem de perfil

    Os bloggers

    05.08.16

    Ahh que sorte
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.