Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Mudar de casa em 6 passos

19.09.16 | Os bloggers

Pois é, andamos um bocadinho calados mas isso não é sinónimo de estarmos parados! 

Como não são só as estações que mudam, com a chegada do Outono também decidimos mudar... de casa!
É normal ficarmos apreensivos sempre que uma mudança se aproxima – arrumar a nossa vida em caixas pode parecer complicado, mas quando é feito a dois é sempre mais fácil.

key-1148920_960_720.jpg

Depois há todas aquelas burocracias que fazem parte do processo, mas no final o esforço compensa quando entramos na casa nova para ficar (mesmo que primeiro tenhamos que limpar, montar e arrumar tudo antes de nos podermos confortavelmente sentar no sofá). O segredo é fazermos uma lista! Sim, uma lista com todos os passos necessários para concretizar a mudança com sucesso.

E como estamos a passar por esta experiência, decidimos partilhar a nossa lista convosco.

 

1. Organizar e empacotar
Preparem a mudança com tempo. Façam uma seleção e deixem para trás nesta mudança tudo o que está velho, estragado e não tem uso (e lá se foram umas dezenas de revistas para o lixo!). Quando começarem a empacotar, organizem e identifiquem as caixas por divisões e categorias (livros, brinquedos, roupa, etc.). Por muito arrumadinhos e organizados que sejamos, chegamos à conclusão que acumulamos bastante tralha!

 

2. Planear dia da mudança
Não tentem fazer a mudança sozinhos, peçam ajuda aos amigos e família em troca de um jantar! Se não tiverem acesso a este recurso, peçam orçamentos a empresas de transporte e organizem a mudança com profissionais experientes – tanto a vossa mobília como as vossas costas agradecem.

 

3. Mudar contratos e alterar moradas
Contactem todos os vossos fornecedores o mais cedo possível, para que a casa nova tenha todas as condições quando se mudarem. Tenham em atenção que para mudar contratos de água, luz, gás e televisão/internet/telefone para a nova morada são precisos alguns documentos. Não se esqueçam também de informar os bancos, os seguros, os serviços dos quais são assinantes e de alterar a morada no vosso cartão de cidadão, este último dá direito a multa se não o fizerem no prazo legal. Ah! E peçam a reexpedição de correspondência nos correios da vossa localidade!

 

4. Mobilar e decorar
No início, apostem na poupança! Vejam se alguém está a vender o que procuram online – mesmo em segunda mão, há coisas que podem estar como novas. Façam uma pesquisa nas lojas online para comparar preços e encontrar possíveis descontos. E invistam no DIY! Podemos fazer objetos de decoração com quase tudo e há sempre um móvel que pode ser renovado com uma simples pintura. Já agora, vejam primeiro como tirar tinta da roupa antes de se aventurarem.

 

5. Limpar antes de arrumar
Antes de encherem a casa nova de caixas, reservem um dia antes da mudança para fazerem uma limpeza profunda. Limpem de cima para baixo, começando pelo tecto e paredes e acabando com a limpeza do chão. Não se esqueçam também de limpar aquelas zonas que não vão voltar a limpar tão cedo como janelas, interior dos armários, área atrás dos eletrodomésticos, radiadores, etc. E não se esqueçam de limpar bem maçanetas, interruptores, utensílios de cozinha, banheiras/polibans, lavatórios e sanitas.

 

6. Desempacotar e aproveitar
Pode parecer uma missão impossível, mas com calma chegamos lá! É mais simples desempacotar as caixas por divisão – deem prioridade à cozinha e casa de banho, podendo passar depois à arrumação da vossa roupa. Por último, organizem a sala e disponham os objectos de decoração. E depois de instalados e satisfeitos com o resultado, aproveitem... casa nova, vida nova!


Créditos da foto: Pixabay

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

12 comentários

Comentar post