Fotografia de rua, uma nova experiência
Devido à chegada do nosso terceiro elemento, as viagens ou escapadinhas estão em "modo pausa" até que o calor venha para que ela nos possa acompanhar e enquanto isso não acontece, aproveitamos para fazer outras actividades que até aqui ficavam para segundo plano.
Uma dessas actividades era um curso ou workshop de fotografia de rua.
A fotografia tem bastante importância nos nossos post's, é através dela que gostamos de contar grande parte das nossas experiências, mas se em fotografia de paisagem estamos completamente à vontade, quando visitamos cidades muito movimentadas, temos mais dificuldade em incluir as pessoas na cena.
No passado sábado, tivemos a oportunidade de usufruir de um Curso Prático de Fotografia de Rua da Academia Olhares (podem consultar este e outros cursos). Neste caso, o curso é para quem já tem algum domínio nas técnicas de fotografia apesar de serem recordados temas básicos como a Abertura, Velocidade e ISO. O curso tem a duração de 6h e é todo prático, entre o Cais do Sodré e o Rossio. Aconselha-se calçado confortável porque sem nos apercebermos fizemos 10 km de caminhada.
Estava um sol fantástico e a baixa de Lisboa estava repleta de gente. Para o formador estava espectacular para fotografar, para nós que gostamos mais de paisagem... Ui estava uma grande confusão!
Durante o dia fomos passeando e fotografando pela baixa de Lisboa em conjunto com o formador. Fomos recebendo algumas dicas, trocando ideias e às vezes imitávamos os movimentos do formador para copiar o ângulo "perfeito".
Ao início foi dificil sair da "zona de conforto" e enquanto que nos nossos passeios esperamos que as pessoas saiam de cena, desta vez demos por nós à espera que alguém passasse para dar "movimento" à foto.
Algumas das fotos que tirámos são as que estão longo do post.
Resumindo, tendo em conta que são apenas 6h de curso, foi uma experiência bastante enriquecedora, aprendemos a olhar e a interpretar a vida da cidade de modo a conseguir transmiti-la através da fotografia. Em relação às fotografias de fachadas e reflexos, essas não conseguimos mesmo fugir delas.
Bons passeios!