Drone 100
Estamos a assistir a um crescimento do uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Drones) nas mais diversas áreas, desde o mais básico que custa meia dúzia de euros que serve para entreter os mais pequenos e os curiosos, aos que custam milhares de euros para um uso mais profissional.
Já todos vimos Drones em eventos, seja em concertos, casamentos ou reportagens, dão excelente planos da acção e são mais práticos e baratos do que um helicóptero, mas, e se os Drones substituissem o fogo de artifício?
Na passagem de ano ou em festas populares é usual vermos espectáculos de fogo de artifício ao ritmo de uma banda sonora mas a Intel (empresa multinacional que fabrica circuitos integrados) levou este conceito mais além, pegou em 100 drones e criou um espectáculo de luz com Drones dançantes ao som da 5ª Sinfonia de Beethoven.
Mas não bastou pegar nos Drones e colocá-los no ar, a Intel, em parceria com a Ars Electronica Futurelab, criaram o software para controlar os drones e desenharam as coreografias em software 3D, tudo isto a correr em potentes computadores! Todo este trabalho em termos de software e inteligência artificial permitiu que cada operador controlasse 25 Drones em simultâneo. No final, todo o trabalho teve os seus frutos, foi batido o Recorde Mundial do Guinness do maior número de Veículos Aéreos Não Tripulados no ar em simultâneo.
Neste primeiro vídeo podemos ver o making off de todo espectaculo, mais um pouco sobre a história e como tudo se desenrolou.
E finalmente, deixamo-vos o vídeo final deste fantástico espectáculo.
Fonte: IQ Intel
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.