Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Dicas de fotografia para as vossas férias

21.07.15 | Os bloggers

É nas férias que descobrimos que há um "fotógrafo" dentro de nós, seja para registar os encontros de família, de amigos ou simplesmente a paisagem daquele lugar espectacular que escolhemos para passar uns dias a recuperar as energias. Nós somos um bocadinho "viciados" em fotografia e mesmo com os smartphones não abdicamos de registar pequenos pormenores dos nossos passeios.

Hoje vamos deixar algumas dicas que, apesar de simples, podem fazer a diferença no resultado final, acompanhadas de alguns exemplos para vos ajudar.

 

Dica 1 - Regra dos terços

Esta pode-se dizer que é uma regra de ouro, é aquela que permite dar contexto à fotografia. Por norma apontamos ao motivo principal e centramo-lo no centro da foto, mas ao fazê-lo ficamos sem contexto.

A regra dos terços é muito simples de aplicar e a maioria das máquina/smartphones já ajudam ao traçar a grelha no ecrã. Basta apontar ao motivo e posicioná-lo 1/3 acima do fundo e 1/3 à esquerda ou então 1/3 abaixo do topo e 1/3 à direita e assim sucessivamente. No exemplo que apresentamos, o motivo principal é a placa de aviso.

IMG_20141105_105416.jpg

Praia de Santa Margarida - Boavista (Cabo Verde) (Post sobre Boa Vista)

 

Dica 2 - As horas douradas

A hora dourada é o que se chama à hora após o nascer do sol e a hora que antecede o pôr do sol. Nesta altura o céu fica com tonalidades douradas que proporcionam fotos fantásticas. Esta altura é ideal tanto para retrato como para fotografar paisagens. Para não perdermos estes momentos mágicos já existem aplicações que nos dizem a hora em que ocorrem estes fenómenos, para nos prepararmos para a foto.

DSC05528.jpgForte do Abano ao pôr do sol, Guincho (Cascais) (Post sobre o Forte)

App Para IOS: Golden Hour

App para Android: Exsate Golden Hour

 

Dica 3 - Experimentem outras perspectivas

Todos temos o hábito de pegar na câmara e disparar, mas experimentem perspectivas diferentes, deitem-se, ajoelhem-se, resumindo, olhem para o motivo de forma mais criativa.

IMG_20150516_200232.jpg O Céu azul cria um excelente fundo para contrastar com as cores das flores

 

Dica 4 - Atenção aos pormenores

A fotografia ajuda-nos a olhar para pequenos pormenores do dia a dia que nos passam despercebidos, mesmo que não estejamos habituados a fazê-lo, quando o bichinho da fotografia nos atinge, começamos a explorar mais esse lado e a sugestão é que registe  esses pormenores.

Neste caso sugerimos que pratique por exemplo a fotografia macro que permite mostrar detalhes que o olho humano não consegue visualizar ao natural, ou se tiver alguma lente zoom, use o zoom para colocar em destaque o motivo.

O exemplo que apresentamos, foi captado com uma lente zoom na Estufa Fria em Lisboa com um pato bravo bastante fotogénico.

DSC03542.jpg

Dica 5 - Jogar com a luz

Quando fotografamos a ideia principal é conseguir o equilíbrio de luz entre o motivo e a paisagem para que tudo seja visível e as cores originais mantidas, mas o que lhe propomos é que jogue com a luz de fundo e crie fotos sub ou sobre expostas. Por exemplo, fotografando contra-luz provocará o efeito de sub-exposição e conseguirá fantásticas silhuetas.

IMG_20150718_210859.jpgFinal do dia no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho

 

Dica 6 - Memória

Esta é uma daquelas dicas que podemos achar desnecessárias, mas nunca é demais relembrar para formatar os cartões de memória e levar um extra, por vezes em locais de muita humidade ou calor o cartão pode estragar-se e não queremos ficar sem nenhuma recordação das férias!

 

Dica 7 - Não fotografe

É uma dica estranha num post de dicas de fotografia, mas o objectivo principal é ajudar-vos a registar e a criar memórias das vossas férias, por isso, aconselhamos também a fazer pequenos vídeos, dão movimento e ficam fantásticos incorporados na montagem final.

 

Divirtam-se e bons cliques :)

 

 

13 comentários

Comentar post