Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

De visita ao Convento de Cristo

04.07.18 | Os bloggers

A memória de visitar o Convento de Cristo em Tomar remontava aos nossos tempos de infância, pelo que depois da visita às Grutas de Mira de Aire, decidimos rumar até Tomar para rever a cidade e os seus pontos de interesse.

_DSC7171.jpg_DSC7176.jpg

A história do Convento de Cristo está intimamente relacionada com a presença dos Templários em Portugal. O início da sua construção remonta ao século XII, mais propriamente a 1160, tendo sido ampliado e expandido nos séculos seguintes.

_DSC7184.jpg_DSC7192.jpg

Trata-se de um conjunto arquitectónico que inclui diversos espaços, que espelham os séculos de ocupação e crescimento do local, com características românicas, góticas, manuelinas, renascentistas e maneiristas.

_DSC7195.jpg_DSC7198.jpg_DSC7203.jpg

Pelo seu elevado valor histórico e arquitectónico é considerado Monumento Nacional e Património Mundial.

_DSC7206.jpg_DSC7207.jpg_DSC7208.jpg_DSC7211.jpg

A "jóia da coroa" do Convento de Cristo é a sua famosa Janela Manuelina, ponto obrigatório de paragem para a foto.

_DSC7232.jpg

Além da Janela Manuelina, destacamos os enormes corredores da hospedaria, o Claustro de D. João III com a sua belíssima fonte de 2 taças sobrepostas sobre uma plataforma octogonal e o refeitório, onde se destacam as enormes mesas de pedra.

_DSC7220.jpg_DSC7241.jpg_DSC7264.jpg

Gostámos de revisitar o Convento, mas como pontos menos positivos e com potencial para melhorar, temos que destacar o facto de existir parquímetro junto ao Convento de Cristo, numa zona alta da cidade, onde apenas existe o Convento. Se já se paga entrada para a visita porquê pagar o estacionamento? Ainda por cima sem existir qualquer tipo de informação de quanto tempo demora a visita... Outro ponto é o facto da visita em si não ter um percurso definido ou um panfleto orientativo, chegando a um local em que há várias opções de trajecto, sendo fácil deixar escapar algumas salas do percurso da visita...

_DSC7273.jpg_DSC7269.jpg_DSC7234.jpg

O Convento de Cristo está aberto praticamente todos os dias (encerra nalguns feriados), das 09:00 até às 17:30 ou 18:30, consoante a altura do ano. O bilhete individual de adulto fica por 6 euros. Demorámos cerca de 2h a visitar todos os cantos e recantos do Convento.

_DSC7239.jpg_DSC7279.jpg

Já conhecem o Convento de Cristo?

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.