Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Curiosidades da Natureza

31.01.18 | Os bloggers

Há alguns dias publicámos a foto em baixo no Instagram.

IMG_20171029_155036.jpg

Como recebemos algumas mensagens a questionar se era um fruto, qual o nome e de que árvore, decidimos fazer este post para dar a conhecer o Bugalho.

Esclarecendo as dúvidas, o Bugalho não é um fruto e são comuns em árvores como carvalhos, sobreiros e azinheiras. Os Bugalhos são excrescências produzidas por um desenvolvimento anormal dos tecidos vegetais quando são picados por insectos no momento em que estes depositam os ovos. Assim os insectos depositam os ovos e à medida que o bugalho vai crescendo, no seu interior, também o insecto passa por todas as fases das sua metamorfose, desde larva a insecto adulto.

DSC04755.jpgDSC04757.jpg

Durante o fim de semana apanhámos alguns Bugalhos e como se pode ver nas fotos em cima, no Bugalho aberto é possível ver o centro onde o insecto se desenvolveu e o Bugalho que tem um pequeno buraco, é o buraco que o insecto faz ao sair.

IMG_20171029_155222.jpg

Nas aldeias é comum encontrar ramos com bugalhos envernizados a servir de decoração nas casas e por causa da sua forma arredondada, também é comum ver as crianças a usarem os Bugalhos como berlindes.

Já conheciam os Bugalhos? Conhecem outro tipo de uso?

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.