Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Ciudad Rodrigo, ali mesmo ao virar da esquina

21.06.16 | Os bloggers

Ali mesmo ao virar da esquina, ou como quem diz, meia dúzia de quilómetros depois de passar a fronteira de Portugal em Vilar Formoso, ergue-se a Ciudad Rodrigo, considerada Conjunto Histórico-Artístico de Espanha.

DSC02877.jpgDSC02873.jpg

Cidade Rodrigo é um município de Espanha, na província de Salamanca, comunidade autónoma de Castela e Leão, conhecido por ter um centro histórico protegido por muralhas que nos transporta literalmente no tempo. A maioria das construções datam dos séculos XV e XVI, altura em que a cidade viveu tempos de esplendor. Das construções destacam-se a muralha medieval, a Catedral e o Castelo. A muralha data do século XII.

DSC02865.jpg

Passámos uma tarde na Cidade Rodrigo, antes de prosseguir viagem para Salamanca.

Entrámos nas muralhas pela porta junto à Catedral e ao posto de turismo, a porta mais a Norte e que liga a parte nova à parte história de Ciudad Rodrigo. O posto de turismo estava fechado, porque era Domingo à tarde, mas em contra-partida a visita à Catedral era gratuita.

DSC02869.jpgDSC02804.jpg

Almoçámos numa das várias esplanadas do local; escolhemos um menú com direito a primeiro e segundo prato, bem à moda de nuestros hermanos. Bem, a barriguinha cheia e os 30ºC que se faziam sentir quase que comprometeram o nosso passeio pedonal.

Depois do almoço, começámos por apreciar a imponente Catedral de Santa Maria, a Iglesia de Cerralbo e as vistas das muralhas para Norte e Oeste, bem como as praças circundantes - Plaza de Amayuelas, Herrasti, San Salvador, Mazarrasa (onde almoçámos) e Buen Alcaide.

DSC02872.jpgDSC02806.jpg

Daí seguimos para a Plaza Mayor, que é uma praça grande e muito bonita, onde se respira história, como aliás a maioria das praças principais das cidades espanholas, onde inevitavelmente gira século após século a vida social dos locais. Nesta praça localiza-se o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo.

DSC02807.jpgDSC02813.jpgDSC02809.jpg

Depois de passar a Plaza Mayor fomos até à Porta de Santiago, do lado oposto ao qual entrámos nas muralhas. Neste local existe uma espécie de miradouro com vistas sobre o rio e a antiga ponte. Libertador!

DSC02838.jpg

Seguimos para a Plaza del Castillo, onde entrámos no antigo Castillo Alcazar de Enrique II, hoje transformado num hotel. Apesar de convertido numa unidade hoteleira a bonita Torre de Menagem mantém-se aberta a visitas públicas (a entrada é 1.5 euros). Para além disso podemos visitar o jardim e pátios interiores. É um espaço engraçado e a apelar ao ócio.

DSC02847.jpgDSC02859.jpgDSC02831.jpgDSC02830.jpgDSC02836.jpg

Final de tarde e hora de voltar ao carro.

Foi uma tarde bem passada, embora sem transcender, e que serviu de aperitivo para o que viria a seguir - Salamanca!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

 

 

 

17 comentários

Comentar post