Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Carnaval de Veneza

15.02.15 | Os bloggers

Em pleno Carnaval nada melhor do que espreitar as origens e tradições de um dos mais famosos e encantadores carnavais do mundo… O Carnaval de Veneza!

 

O Carnaval de Veneza, como o conhecemos, nasceu a partir de uma tradição do século XVI, em que os membros da nobreza se disfarçavam para sair às ruas e foliar com o povo. Para além da diversão, o Carnaval era uma excelente oportunidade para conhecer novos amores e uma das formas de fazer a corte às mulheres, sob a magia do disfarce. Desde então as máscaras são o elemento mais figurativo deste Carnaval. Há no entanto registos de importantes festejos carnavalescos em Veneza que datam do longínquo século XI.

O Carnaval de Veneza dura cerca de 10 dias, sendo o ponto mais alto o fogo-de-artifício na terça-feira gorda à noite. Ocorrem vários bailes e desfiles pela cidade, a Praça de São Marcos é invadida pelos habitantes da cidade e por turistas. A elite refugia-se em majestosas mansões, castelos e hotéis de luxo, onde bailam ao som de valsas (embora o samba teime cada vez mais em aparecer também!).

 

72_venice_carnival.jpg

 

A indumentária carnavalesca consiste em glamorosos vestidos e belos fatos dos séculos XVII e XVIII, sem nunca esquecer o elemento principal – a máscara!

As máscaras são predominantemente brancas, prateadas ou douradas. São habitualmente caras, mas há preços e materiais para todos os gostos. Quanto às fatiotas, há sempre a opção de alugar uma vestimenta à altura do evento.

A máscara mais famosa é a ‘bauta’, máscara branca e com formato de um bico, complementada por um chapéu de três pontas, um casaco amplo e uma capa preta de seda, a qual reveste os ombros e o pescoço, reproduzindo desta forma a imagem do nobre de Veneza.

Hoje em dia a máscara é muito mais do que um símbolo carnavalesco, mas uma imagem de marca da cidade. Existem em Veneza cerca de dois mil fabricantes de máscaras, verdadeiras obras de arte feitas de couro, gesso, pasta de papel, alumínio ou seda.

Vamos embarcar para Veneza? Ainda chegamos a tempo do auge da festa, Terça-feira!!!

 

Veneza-Carnaval-3.jpg

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.