Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Cabeça, a primeira aldeia Led de Portugal

28.03.18 | Os bloggers

Como já devem ter reparado pelo Instagram, no passado fim de semana andámos pela Serra da Estrela.

_DSC5377.jpg

Um dos nossos planos para este passeio era visitar o Covão d'Ametade coberto de neve, só não esperávamos que caísse tanta neve que acabou por bloquear as estradas! Chegámos à Lagoa Comprida e não era possível avançar mais, ainda estivemos por ali algum tempo na esperança que a circulação fosse restabelecida, mas na ausência de notícias animadoras, decidimos seguir viagem. 

_DSC5354.jpg_DSC5326.jpg

Em vez de voltarmos para trás, decidimos "apontar" a um novo destino, mas ainda não o vamos revelar. Descemos a Serra em direcção a Loriga e nesta estrada, chegamos a uma rotunda com várias placas que nos deixam confusos, no bom sentido, porque indicam-nos tantas localidades interessantes para visitar que se torna complicar decidir a direcção! Optámos por seguir pela estrada que nos levava ao novo destino passando pelo maior número de localidades.

A primeira aldeia que cruzámos e que hoje vos damos a conhecer, é a Aldeia da Cabeça

_DSC5373.jpg

Cabeça é uma pitoresca aldeia na Serra da Estrela que se situa no topo de uma cabeço granítico, de onde se destaca a Igreja de São Romão. É uma típica aldeia de xisto, onde as suas gentes se dedicam principalmente à pastorícia e à agricultura em socalcos. Os socalcos, suportados por muros de xisto ou granito, foram construídos ao longo dos anos para facilitar a agricultura nas encostas íngremes da Serra.

_DSC5386.jpg_DSC5403.jpg

Mas apesar da sua localização remota, Cabeça é uma aldeia que mantém o seu espírito inovador ao longo dos tempos, tendo sido a primeira freguesia do país a disponibilizar, em 2007, internet wireless gratuita e em 2011 tornou-se na 1ª Aldeia Led de Portugal, quando toda a iluminação pública foi substituída por iluminação led, reduzindo o consumo energético.

_DSC5379.jpg_DSC5380.jpg

Desde 2013 que se realiza a iniciativa Cabeça - Aldeia Natal, um evento 100% sustentável e com uma decoração única no país, são utilizadas Giestas, videiras, pinheiros e outros materiais naturais.

_DSC5398.jpg_DSC5402.jpg

Ficámos fascinados com a paisagem!

Agora que vos revelámos a primeira aldeia, conseguem adivinhar qual é a próxima?

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Os bloggers

    02.04.18

    Tínhamos apontado Loriga como um dos pontos de passagem deste roteiro alternativo, mas algures numa rotunda, reparámos que havia um trajecto com mais pontos de interesse E como o dia já ia longo, não dava tempo para visitar Loriga e os seus pontos de atracção com o tempo devido, prometemos voltar outro dia
    Beijinho
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.