Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Cabeça, a primeira aldeia Led de Portugal

28.03.18 | Os bloggers

Como já devem ter reparado pelo Instagram, no passado fim de semana andámos pela Serra da Estrela.

_DSC5377.jpg

Um dos nossos planos para este passeio era visitar o Covão d'Ametade coberto de neve, só não esperávamos que caísse tanta neve que acabou por bloquear as estradas! Chegámos à Lagoa Comprida e não era possível avançar mais, ainda estivemos por ali algum tempo na esperança que a circulação fosse restabelecida, mas na ausência de notícias animadoras, decidimos seguir viagem. 

_DSC5354.jpg_DSC5326.jpg

Em vez de voltarmos para trás, decidimos "apontar" a um novo destino, mas ainda não o vamos revelar. Descemos a Serra em direcção a Loriga e nesta estrada, chegamos a uma rotunda com várias placas que nos deixam confusos, no bom sentido, porque indicam-nos tantas localidades interessantes para visitar que se torna complicar decidir a direcção! Optámos por seguir pela estrada que nos levava ao novo destino passando pelo maior número de localidades.

A primeira aldeia que cruzámos e que hoje vos damos a conhecer, é a Aldeia da Cabeça

_DSC5373.jpg

Cabeça é uma pitoresca aldeia na Serra da Estrela que se situa no topo de uma cabeço granítico, de onde se destaca a Igreja de São Romão. É uma típica aldeia de xisto, onde as suas gentes se dedicam principalmente à pastorícia e à agricultura em socalcos. Os socalcos, suportados por muros de xisto ou granito, foram construídos ao longo dos anos para facilitar a agricultura nas encostas íngremes da Serra.

_DSC5386.jpg_DSC5403.jpg

Mas apesar da sua localização remota, Cabeça é uma aldeia que mantém o seu espírito inovador ao longo dos tempos, tendo sido a primeira freguesia do país a disponibilizar, em 2007, internet wireless gratuita e em 2011 tornou-se na 1ª Aldeia Led de Portugal, quando toda a iluminação pública foi substituída por iluminação led, reduzindo o consumo energético.

_DSC5379.jpg_DSC5380.jpg

Desde 2013 que se realiza a iniciativa Cabeça - Aldeia Natal, um evento 100% sustentável e com uma decoração única no país, são utilizadas Giestas, videiras, pinheiros e outros materiais naturais.

_DSC5398.jpg_DSC5402.jpg

Ficámos fascinados com a paisagem!

Agora que vos revelámos a primeira aldeia, conseguem adivinhar qual é a próxima?

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.