Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

As Vindimas

16.09.15 | Os bloggers

Estamos em plena época das vindimas, a qual se prolonga até meados de Outubro em algumas zonas do País.

IMG_20150912_151415.jpgAliado às vindimas está o Enoturismo que tem sentido um forte crescimento nos últimos anos, principalmente na região do Douro, com cada vez mais quintas a abrirem as suas portas aos turistas que querem viver um pouco do espírito da festa das vindimas.

 

Este seria o tema e a desculpa ideal para mais uma escapadinha, mas como temos a sorte dos nossos pais terem vinhas optámos por passar por esta agradável experiência "em casa" e na companhia da família.

IMG_20150912_151511.jpgO dia começa cedo, preparam-se os "cestos", que agora são de plástico em vez dos tradicionais de vime, monta-se o esmagador no tanque para onde se esmagam as uvas e depois desta fase inicial estar pronta, rumamos à vinha cheios de energia.

Chegados à vinha pegamos nas tesouras e cacho a cacho vamos enchendo os baldes, pelo meio há sempre tempo para uma ou outra foto para mais tarde recordar e claro, a típica prova da uva para verificar se está madura e bem doce.

 

A vindima é o culminar de quase um ano de trabalho na vinha e por isso as expectativas são sempre altas, mas este ano a produção superou as expectativas, as uvas não estavam estragadas pelos pássaros ou insectos e estavam bem docinhas, por isso esperamos uma colheita de excelente qualidade.

IMG_20150912_163717.jpgPelo meio há tempo para um almoço em família para recuperar forças e continuar pela tarde.

IMG_20150912_191648.jpgDepois de terminada a vindima e das uvas todas esmagadas para o tanque, deixa-se o mosto (sumo da uva) a fermentar durante sensivelmente 5 dias e após esses 5 dias é retirado para as pipas onde continua o processo de fermentação.

Como também temos o hábito de fazer alguma aguardente, a parte sólida que resta (graínhas, uvas e os engaços das uvas) é colocada numa prensa para ser espremida e ficar com o mínimo de matéria líquida e após esse processo é colocada numa cuba de destilação de onde resulta a aguardente.

 

Nós temos a sorte de poder acompanhar e participar em todo este processo, é um pouco duro, mas mesmo assim aconselhamos a experimentarem pelo menos uma vez, é uma experiência verdadeiramente enriquecedora.

 

Não podíamos terminar sem também deixar uma foto do nosso gatinho da quinta, não apanhou uma única uva, mas fez questão de nos acompanhar durante toda a vindima.

IMG_20150912_151111.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.