As Salinas de Rio Maior
Quem pensa em salinas geralmente pensa em proximidade com o mar, mas as salinas de Rio Maior são diferentes... não há mar nas redondezas!
As Salinas Naturais de Rio Maior estão situadas no sopé da Serra de Candeeeiros, a cerca de 3 Km de Rio Maior e a 30 Km, em linha recta, do mar.
As salinas são formadas por compartimentos variados, também chamados de talhos, feitos de cimento ou de pedra, para onde é conduzida a água salgada que se tira de um poço.
Uma mina de sal-gema, extensa e profunda, atravessada por uma corrente subterrânea que alimenta um poço, faz com que a água dele extraída seja salgada, sete vezes mais salgada que a do mar! A água é retirada deste poço, com a ajuda de uma bomba eléctrica, para os "talhos concentradores" onde fica em repouso até atingir o grau de salinidade pretendido. Quando atinge este grau de salinidade, a água é distribuída pelos talhos das salinas e através do processo de evaporação, que demora entre 3 a 6 dias, obtém-se então o sal. Após extraído o sal é colocado em montinhos / pirâmides, à semelhança do que acontece nas salinas tradicionais.
Estas salinas são rodeadas por várias casinhas típicas de madeira, que não só servem para armazenamento do sal, como também como local de venda de produtos à base do sal e mesmo como restaurantes para alimentar os muitos turistas que ali se deslocam. A própria arquitectura destas casas merece um olhar atento, assim como as suas peculiares fechaduras de madeira.
Se visitarem as salinas próximo da hora de almoço, recomendamos o restaurante Adega Ti Artur, com um atendimento simpático, rápido e onde se come um delicioso frango de churrasco. Não há fotos do frango mas o prato mereceu uma foto, produto de Portugal e pintado à mão!
É um local diferente e bastante pitoresco, que merece sem dúvida uma visita. A visita é gratuita e está aberto todo o ano, sendo que se aconselha a visita nos período de laboração, entre Maio e Outubro.
Daqui podem aproveitar a proximidade e visitar as belíssimas Grutas de Mira de Aire.
Já conhecem?
Bons passeios!