Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Antiga Estação Ferroviária do Barreiro

02.05.18 | Os bloggers

Quem nos conhece sabe que adoramos explorar locais abandonados ou semi-abandonados, com poucos anos ou muitos séculos, que permitem disparar bons clicks e ficar a conhecer a nostálgica história que os levou ao abandono. São visitas diferentes, mas culturalmente interessantes, de locais que apesar de abandonados têm uma encanto especial!

Os nossos "abandonados" preferidos são: Panorâmico de MonsantoMonte Palace dos Açores e o Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Mas há muitos destes sítios por descobrir...

Quando fomos visitar os Moinhos de Alburrica demos um pulinho à Antiga Estação Ferroviária do Barreiro, também conhecida como Estação do Caminho de Ferro Sul e Sueste ou Barreiro-Mar, um local semi-abandonado.

_DSC5518.jpg

Esta estação funcionou entre 1884 e 2008, servindo de interface entre os vários serviços ferroviários a Sul do Tejo com os transportes fluviais para Lisboa.

_DSC5611.jpg_DSC5609.jpg

Foi a segunda estação ferroviária do Barreiro, em substituição de uma outra inaugurada em 1861, que se situava demasiado longe do Cais do Mexilhoeiro, onde os barcos atracavam, dificultando o transporte de pessoas e de cargas.

_DSC5604.jpg_DSC5585.jpg_DSC5589.jpg

Mas a 14 de Dezembro de 2008, esta gare ferroviária foi também encerrada, coincidindo com a inauguração da Nova Estação do Barreiro, capaz de suprir de forma mais eficaz as necessidades da população. Estas duas estações estão encostadas, de tal forma que o edíficio principal da antiga estação funciona ainda como zona de arrecadação e armazenamento para os funcionários do local.

_DSC5592.jpg_DSC5590.jpg_DSC5606.jpg

Na antiga estação apreciámos a sua fachada exterior, com apontamentos arquitectónicos que denunciam a sua antiguidade. Fizemos alguns clicks.

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.