A Lagoa Azul
Num dos últimos fins de semana em que o sol brilhou, não nos deixámos vencer pela preguiça e pelo frio e partimos à descoberta de mais um cantinho que nos andava a "chamar" há algum tempo.
Esta cantinho que vos trazemos hoje é a Lagoa Azul. Fica muito pertinho de Lisboa, no sopé da mística Serra de Sintra.
Apesar da proximidade de Lisboa esta lagoa passa despercebida à maioria, no entanto, para os fãs do Rally de Portugal não traz as melhores memórias visto que foi no troço da Lagoa Azul que aconteceu o fatídico acidente de 1986.
A zona é de fácil acesso tanto a pé como de carro e existe algum espaço que permite o estacionamento mesmo junto à Lagoa. É um local muito agradável para caminhadas pelos trilhos que existem em redor, para passear os animais ou simplesmentar desfrutar do silêncio da natureza (se não houver provas no Autódromo) e da fauna local.
Na Lagoa podemos encontrar carpas, mexilhão de água doce, cágados e algumas aves como o pato bravo, o chapim-rabilongo, o chapim-carvoeiro, rolas e pombas. Apesar da abundante biodiversidade e do aspecto calmo, não é aconselhável ir a banhos na Lagoa porque a água é imprópria para a prática balnear.
Seguindo a estrada em direcção a Cascais, ou indo pelos trilhos pedonais na mesma direcção, encontramos a Barragem do Rio da Mula, outro fantástico lugar para desfrutar da Natureza.
Já conheciam ou já fizeram algum dos trilhos que por ali se encontram?
Bons passeios!
Coodernadas:
38° 46' 5.0333'' N
9° 23' 59.3387'' W
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.