Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

À descoberta das aldeias de Xisto, a continuação

05.04.18 | Os bloggers

Após a passagem pela aldeia de Cabeça, continuámos o passeio pelas sinuosas estradas da serra.

A aldeia que se seguiu no percurso foi Casal do Rei. É considerada a mais típica aldeia de xisto do Parque Natural da Serra da Estrela. Além das habitações de xisto que a compõem, destacam-se o Moinho de água, o Lagar de Azeite e uma Ponte.

_DSC5407.jpg

Como já referimos no post anterior, este não era o plano principal, aproveitámos este trajecto para desfrutar da paisagem e reter os pontos a visitar numa próxima vez. Como não visitámos os pontos de interesse em Casal do Rei, só temos mesmo fotos da paisagem da aldeia.

_DSC5408.jpg

Continuámos o trajecto, a paisagem alternava entre o negro com que os fogos do passado Verão cobriram as encostas e com o verde que rodeia as aldeias que passaram por momentos de aflição nessa altura. Os socalcos criados para a agricultura também predominam na paisagem.

_DSC5410.jpg_DSC5411.jpg

Até que chegámos a Foz d'Égua. 

Foz d'Égua pertence à freguesia de Piodão e já se localiza na Serra do Açor. À semelhança das anteriores, também esta se caracteriza pelas suas casas de xisto e lousa.

_DSC5419.jpg

Não sendo tão conhecida como o Piodão, é igualmente deslumbrante. Para a tornar ainda mais pitoresca, um habitante local decidiu construir uma ponte estilo "Indiana Jones", um altar e um presépio gigantes na colina mesmo em frente à aldeia. 

_DSC5412.jpg_DSC5416.jpg

É aqui que se encontram duas ribeiras, a ribeira de Piodão e a ribeira de Chãs, que em conjunto formam uma belíssima praia fluvial muito concorrida no Verão. 

_DSC5417.jpg_DSC5413.jpg

Ficámos com muita vontade de voltar, com mais tempo e quando estiver mais calor para explorar e desfrutar de todos estes locais.

Agora já devem saber qual foi o nosso destino final, uma pista, o nome já foi referido neste post.

Bons passeios!

 

Próximo post já disponível: Piódão, uma aldeia mágica  

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Os bloggers

    12.04.18

    A sério? Que pena, realmente agora não tinha muito aspecto de praia fluvial, mas achámos que no início da época balnear as entidades responsáveis tratariam de colocar aquilo bonito para os turistas.
    Esperemos que leiam este post e tratem disso este ano
    Beijinhos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.