A Cascata do Rio dos Mouros
Em pleno centro de Portugal, em Condeixa, junto às Ruínas de Conímbriga, existe uma bonita cascata - A Cascata do Rio dos Mouros.
Ouvimos recentemente falar da sua existência e não resistimos em ir explorar.
Deixámos o carro junto às Ruínas de Conímbriga. Atrás das mesmas existem dois caminhos que levam à Cascata, a distância é sensivelmente a mesma, sendo possível ir por um caminho e regressar pelo outro, completando um círculo de cerca de 3000 metros. Não completámos o círculo, devido à lama e o terreno irregular que o tornavam muito escorregadio; fomos e regressámos pelo caminho mais a Este, que nos pareceu menos sinuoso.
O som da água e alguns grupos de pessoas guiaram o nosso percurso.
Primeiro acompanhámos parte do percurso da água que corre alegremente entre as margens, contornando pedras e a vegetação. Depois atravessámos o riacho através de uma renovada ponte de madeira, subimos e apreciámos lateralmente a bonita Cascata do Rio dos Mouros, que apresentava um simpático caudal.
Foi neste ponto que decidimos não prosseguir o caminho, que nos permitiria ficar de frente para a Cascata, devido ao terreno bastante escorregadio, fruto das últimas chuvas e da grande quantidade de água que o rio levava. Voltaremos! De qualquer forma ficámos muito contentes com a descoberta, caminhada na natureza e por poder apreciar a beleza do local.
Ah! Relativamente perto deste sítio ficam as Buracas do Casmilo, que já tinhamos descoberto noutra ocasião. Recordados?
Se forem explorar estes locais, bons passeios!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.