Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Uma visita ao Castelo de Palmela

19.04.16 | Os bloggers

Poucos quilómetros a Sul de Lisboa, quase a chegar a Setúbal, imponente e altivo, ergue-se o Castelo de Palmela!

Foram várias a vezes que passámos na A2 e pensámos "temos de ir visitar aquele Castelo"... E eis que chegou finalmente o dia!

 

DSC01203.jpg

 

O acesso é fácil, o estacionamento também e as infra-estuturas são boas.

Não há desculpa para não passar uma excelente tarde no Castelo de Palmela.

 

DSC01289.jpg

 

O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação edificada por volta do século IX, depois da conquista desta região aos visigodos. Contudo os achados arqueológicos, apontam para presença humana no local desde o neolítico. 

O nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, conquistou Palmela em 1147. Pouco tempo depois Palmela voltou a ser dominada pelos muçulmanos, mas em 1190, passou definitivamente para posse lusitana. D. Sancho I, mandou fazer reparações na fortaleza e doou-a à Ordem de Santiago.

 

DSC01294.jpg

DSC01297.jpg

 

 

O Convento onde se instalou a Ordem de Santiago, foi edifícado dentro das muralhas do Castelo já durante o reinado de D. João I. As estruturas de todo o complexo foram severamente danificadas com o terramoto de 1755. O terramoto e a extinção das Ordens Religiosas levaram praticamente ao abandono do Castelo até meados do século XX, altura em que foi considerado Monumento Nacional. Ainda no século XIX e XX serviu de importante posto para comunicações militares.

No local do antigo Convento funciona hoje uma bonita Pousada da rede Pousadas de Portugal.

 

DSC01238.jpg

DSC01245.jpg

 

Dentro das muralhas do Castelo encontramos: as ruínas da Igreja de Santa Maria com apontamentos renascentistas e góticos (a sacristia foi recuperada para albergar o Gabinete de Estudos da Ordem de Santiago), vários espaços de arqueologia que documentam a ocupação do local por diferentes povos ao longo dos tempos, um Posto de Turismo, um auditório, loja de artesanato e vinhos, um bar, um espaço museológico dedicado às transmissões militares, a Torre de Menagem, a Igreja de Santiago e a Pousada de Palmela.

 

DSC01278.jpg

DSC01176.jpg

DSC01172.jpg

DSC01206.jpg

 

As vistas são incríveis - a Sul observa-se a cidade de Setúbal, o estuário do Sado e Tróia (sempre bela!); a Oeste o verde da Arrábida e a Norte encontram-se o Tejo, Lisboa e a Serra de Sintra. O nosso olhar perde-se até onde a vista alcança!

 

DSC01215.jpg

DSC01271.jpg

DSC01218.jpg

DSC01290.jpg

DSC01234.jpg

 

A visita ao Castelo de Palmela promete uma tarde muito bem passada, quer para miúdos, quer para graúdos. E ainda por cima a entrada é gratuita!

 

DSC01208.jpg

DSC01259.jpg

 

No final da visita nada melhor do que lanchar e ao mesmo tempo desfrutar a paisagem. Um pouco abaixo do Castelo parámos no Miradouro e fomos conhecer a Casa do Castelo. Como o tempo ainda não aqueceu ficámos no interior do espaço, onde nos deliciámos com um chá, uma fatia do Melhor Bolo de Chocolate de Palmela e um Queijinho Doce de Azeitão. O espaço é muito agradável e as iguarias estavam deliciocas.

 

DSC01323.jpg

DSC01313.jpg

DSC01316.jpg

DSC01320.jpg

 

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Os bloggers

    19.04.16

    Obrigado foi uma tarde com um tempo muito estanho desde o muito nublado ao céu limpo no final mas as nuvens deram uma certa piada às fotos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.