Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

A Quinta Real de Caxias

21.04.17 | Os bloggers

Ao navegar no Instagram, deparámo-nos com fotos de uma belíssimo jardim que pela legenda, seria em Caxias. Como é uma zona por onde o XY passa todos os dias no trajecto trabalho casa e vice-versa, ficou bastante intrigado e não descansou enquanto não descobriu o jardim das fotos, que se veio a revelar ser o Jardim da Quinta Real de Caxias!

DSC08334.jpgDSC08338.jpg

A Quinta Real de Caxias situa-se mesmo em frente à Estação de Comboios de Caxias, no entanto, mesmo para quem conhece a zona, passa muito despercebida. A Quinta foi mandada edificar na primeira metade do séc. XVIII pelo Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II e D. Maria Sofia de Neuborg, prolongando-se a sua construção até ao início do séc. XIX.

DSC08296.jpg

O seu jardim é uma verdadeira obra de arte. Inspirado nos jardins do Palácio de Versalhes, encontramos lagos, jogos de água e arbustos com formas geométricas, a evocar os faustos barrocos. De salientar uma majestosa cascata visível de qualquer ponto do jardim, decorada com estátuas em terracota da escola de Machado de Castro. As estátuas representam uma cena mitológica, segundo a qual a Deusa Diana vinha tomar banho junto da gruta onde o seu amado pastor Endimião dormia um sono eterno. O topo da cascata serve também de miradouro sobre Caxias e o próprio jardim.

DSC08305.jpgDSC08306.jpgDSC08309.jpgDSC08310.jpg

O jardim foi alvo de um recuperação levada a cabo pela Câmara Municipal de Oeiras, tornando- se num dos elementos de maior interesse arquitetónico e histórico do concelho e que mereceu o Prémio Europeu atribuído à Recuperação de Jardins Históricos.

DSC08314.jpgDSC08323.jpgDSC08312.jpg

A entrada no jardim é gratuita e no Inverno é possível visitá-lo entre as 10h e as 18h e no Verão entre as 9h e as 21h.

O dia que escolhemos para o visitar é que estava um pouco escuro, a ameaçar com chuva, no entanto deu para visitar todo o jardim e ficar com vontade de voltar! E vocês, já conhecem?

DSC08318.jpgDSC08322.jpg

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.